quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Conceito de Rede Urbana.


rede urbana é a malha metropolitana de um país, que se constitui basicamente de cidade global, metrópole nacional, metrópole estadual, metrópole regional, médias e pequenas cidades. A grande conurbação da metrópole fez com que as cidades formassem uma grande rede urbana entre si. A urbanização de uma sociedade origina uma rede urbana, isto é, um sistema integrado de cidades que vai das pequenas ou locais às metrópoles ou cidades gigantescas. A regra geral é que para milhares de pequenas cidades existam centenas de cidades médias e poucas metrópoles.
  • Cidade global: termo que designa, em geografia urbana, a grande cidade, de funções complexas, que exerce influência sobre a área contígua, dentro da qual comanda toda uma rede de cidades menores.
  • Metrópole: termo que designa, em geografia urbana, a grande cidade, de funções complexas, que exerce influência sobre a área contígua, dentro da qual comanda toda uma rede de cidades menores. Aglomerado urbano constituído de várias cidades que cresceram e se uniram por aglutinação.
  • Médias e pequenas cidades: uma cidade é uma área urbanizada, que se diferencia de vilas e outras entidades urbanas por meio de vários critérios, os quais incluem população, densidade populacional ou estatuto legal, embora sua clara definição não seja precisa, sendo alvo de discussões diversas. A população de uma cidade varia entre as poucas centenas de habitantes até a dezena de milhão de habitantes. As cidades são as áreas mais densamente povoadas do mundo.
 Fonte : Geografia para Todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário