domingo, 19 de fevereiro de 2012

Grécia reduz pensões em mais 75 milhões de euros.


O governo grego aprovou neste sábado (18/02) uma nova redução das pensões de aposentadoria que lhe permitirá economizar 75 milhões de euros. Esta é mais uma das medidas adotadas para completar um corte de despesa total de 3,3 bilhões de euros pactuado com a Troika, formada por UE (União Europeia), BCE (Banco Central Europeu) e o FMI (Fundo Monetário Internacional). As informações são do canal MEGA.
Esta medida representa um rebaixamento de 12% nas quantias acima de 1,3 mil euros mensais de pensão. Além disso, os suplementos de pensões superiores a 200 euros mensais serão reduzidos entre 10% e 20%.
Antes de começar a reunião do Conselho de Ministros, o chefe do governo grego, Lucas Papademos, insistiu que todas as medidas estipuladas com a Troika devem ser aplicadas nas próximas três semanas.
Em relação ao novo corte das pensões, o primeiro-ministro explicou que é necessário para reduzir de forma permanente o déficit público, segundo um comunicado distribuído à imprensa.
"A redução das pensões é menos grave do que parece". disse Papademos, exemplificando que um aposentado que até agora recebia 1,5 mil euros perderá apenas 24 euros por mês.
O corte começará a vigorar a partir do mês de maio e será aplicado retroativamente desde o primeiro dia de janeiro. Os 75 milhões de euros fazem parte de uma verba de 325 milhões de euros que faltavam para fechar a soma de 3,3 bilhões reivindicada pela UE e pelo FMI, como uma das condições para aprovar um novo resgate financeiro à Grécia.
O resto do dinheiro sairá da redução em 100 milhões de euros do avultado orçamento de Defesa, do corte de 50 milhões em despesa farmacêutica e da antecipação de outubro para julho da economia de outros 100 milhões do gasto público.
Os ministros de Finanças dos países da zona do euro se reunirão na próxima segunda-feira (20) em Bruxelas para aprovar o empréstimo de 130 bilhões de euros para evitar a quebra da Grécia. 
Fonte: Opera Mundi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário